O CEBIM é referência em informatização de centros médicos no Rio
de Janeiro, dentre os quais estão BarraLife Medical Center, Centro Médico
Botafogo, Recreio Medical Center e Centro Médico Rosário, sendo que inclusive
já está levando sua experiência nessa área para outros estados. Estes grandes
empreendimentos - cujo projeto de informatização foi desenvolvido na planta,
antes da construção - têm a assinatura do CEBIM.
Informatizar centros médicos significa torná-los “inteligentes”,
fazendo com que todas as unidades - consultórios, laboratórios, clínicas
das diversas especialidades, administração, recepção, auditório - troquem
informações entre si de forma dinâmica, tornando o atendimento mais ágil
e eficiente.
Num centro médico, a informatização permite conectar, além das
unidades entre si, auditório e centro de estudos, utilizando a mais alta
tecnologia para integrar, no mesmo espaço, serviço e educação permanente,
fundamental na vida do médico moderno. Tudo isso sem contar o controle
e gerenciamento das informações de cada consultório ou clínica, feito pelo
ComAmigo Centro Médico. Juntas, todas essas soluções oferecem aos usuários
as seguintes ferramentas:
Guia do Centro Médico -permite que cada unidade crie suas próprias páginas para divulgar suas
informações: logomarca, serviços prestados, especialidades, horários de
atendimento e muitas outras. Esses dados são acessados internamente por
todos os usuários da rede do centro médico via intranet, e pelo público
em geral, via internet.
Comunicador Intranet / Internet -permite a comunicação em tempo real entre os usuários da rede, incluindo
não apenas as unidades médicas, mas também administração, recepção
e auditório, por exemplo, independentemente de sua localização física -
no centro médico, pela intranet, ou em qualquer outro computador, pela
internet.
Envio e Recebimento de arquivos e mensagens -permite que os médicos enviem exames, radiografias, laudos, imagens, fichas
de pacientes e todo tipo de documento para qualquer outro usuário do centro
médico, com garantia de sigilo. Essas operações podem ser feitas do próprio
consultório, de casa, de um computador móvel ou até de outro país.
Sistema de Segurança -permite que todos os usuários da rede tenham acesso, ao vivo, a qualquer
tempo e em qualquer lugar, às imagens das câmeras de segurança que
vigiam as áreas comuns do prédio - entrada, corredores, salas de espera,
estacionamento e elevadores.
Agendamento e recepção centralizados -permite que cada unidade disponibilize sua agenda para uma recepção centralizada
que cuida do agendamento, encaminhamento e controle da fila dos pacientes
de todas as clínicas e consultórios do centro. Essa ferramenta garante
mais segurança, um melhor aproveitamento do espaço, já que a fila pode
ser controlada da recepção central, e até economia, porque desobriga o
médico de manter uma secretária trabalhando todos os dias.
Internet Banda Larga -todas as unidades de um centro médico informatizado têm acesso à Internet
banda larga, com direito a endereço de e-mail, 24 horas por dia, sete dias
por semana, sem precisar de linha telefônica e sem qualquer custo adicional.